Quanto tempo dura a colocação do implante dentário?
A primeira fase de tratamento, após uma avaliação detalhada e concepção de um plano de tratamento adequado para o seu caso, consiste na colocação do próprio implante dentário. Geralmente, este procedimento é feito no próprio dia, no consultório do seu médico. A maior parte dos implantes fica escondido, coberto pelas gengivas, durante 3 a 6 meses. É precisamente neste intervalo de tempo que ocorre um processo conhecido como “ossointegração”, onde o implante se une de forma biológica à sua mandíbula.
Ao longo desses meses, você poderá usufuir de uma prótese temporária e manter as suas actividades normais, sem qualquer restrição especial. Terá de seguir, no entanto, uma dieta suave, durante as primeiras semanas.
A segunda fase do tratamento é, normalmente, 3 a 6 meses após a colocação do implante. Nesta altura, o topo dos implantes já estará descoberto nas gengivas e uma pequena extensão de metal será adicionada ao implante. O seu médico irá fazer qualquer modificação que seja necessária aos seus dentes temporários, de forma a permitir que você os continue a usar nesta fase.
Na terceira fase do tratamento, que usualmente começa 2 a 6 semanas após a segunda fase, consiste na colocação dos seus dentes (coroas) definitivos, onde os mesmos são criados e colocados, após a respectiva prova. Esta fase implica uma série de consultas, para os dentes sejam fabricados de forma a que se adequem perfeitamente aos implantes e à sua boca, o que inclui o tamanho, forma e cor dos dentes/coroas. Esta fase, geralmente, está completa, dentro de 4 a 8 semanas.
O tempo total para a colocação dos implantes dentários, na maior parte dos casos, será de 5 a 8 meses. Pode, contudo, levar mais tempo, caso seja necessário efectuar algum procedimento no osso ou gengiva.