É possível que o corpo rejeite os implantes dentários?

 

Quando as pessoas ouvem a palavra “rejeição” associada aos implantes dentários, geralmente refere-se a condições que podem ocorrer, quando existe uma cirurgia que envolve o transplante de algum orgão vital, como é o caso do coração.

Contudo, os implantes dentários enquadram-se numa categoria totalmente diferente e são um procedimento distinto da cirurgia supracitada.

O corpo aceita de forma completa a colocação dos implantes dentários no osso, pelo que os implantes dentários coevos têm elevados níveis de sucesso.

Naturalmente, já existiram implantes dentários que não tiveram sucesso, todavia, o sucesso prende-se mais com a escolha dos pacientes, a experiência do profissional, bem como com a dedicação do paciente em aplicar um plano de higiene adequado e de manutenção. Outro factor relevante para o sucesso tem a ver com o acompanhamento posterior ao procedimento, tal como acontece com qualquer outro tratamento dentário.

A saúde dos tecidos moles e a forma como os dentes de substituição estão a “trabalhar” são situações que devem ser avaliadas periodicamente, para assegurar o sucesso a longo prazo do implante dentário.