A Implantologia Oral

 

A implantologia oral ou, se quisermos, a implantologia dentária é um procedimento cirúrgico através do qual é substituida as raízes e dentes naturais que possam estar danificados ou mesmo em falta. Deste modo, é colocado uma estrutura metálica (de titânio ou zircónio) na sua mandíbula maxilar, estrutura esta que irá segurar o dente (coroa), o qual se assemelha aos seus outros dentes naturais.

A perca de dentes pode ter um efeito devastador nas pessoas, resultando em falta de confiança no sorriso, bem como nas actividades sociais. Esta situação pode ainda afectar o tipo de comidas que a pessoa escolhe, nomeadamente a preferência de comidas mais moles que são mais facéis de mastigar, mas que podem ser mais nefastas para a higiene e saúde oral.

Os implantes dentários restauram o osso maxilar e a estabilidade da boca, permitindo comer qualquer tipo de comida sem preocupações relativas ao acto de mastigar. 

 

O que Causa a Perda dos Dentes

 

Entre as causas comuns para perda dos dentes encontramos:

 

  • Erosão nos dentes
  • Trauma ou lesões na boca ou nos dentes
  • Defeitos congenitais
  • Doença na gengiva

 

O que Deve Fazer

 

As suas condições orais necessitam de ser avaliadas pelo seu dentista. Ele irá examinar os tecidos, densidade do osso, bem como todas as condições necessárias para se certificar que você é um bom candidato a receber um implante dentário.

 

 

A Cirurgia

 

Preparação do Osso Maxilar para Receber o Implante Dentário - O seu cirurgião oral irá fazer um pequeno furo no osso, o qual irá segurar o parafuso de titânio que irá por sua vez segurar o dente artificial ( a coroa) no futuro.

 

Inserção do Implante - Depois do osso estar devidamente preparado com o furo piloto, o cirurgião irá colocar o post a implantar na sua mandíbula. Tecido da gengiva é posteriormente colocado em volta do post para prevenir qualquer irritação ou infecção no local do implante. Os implantes tradicionais implicam um processo de fusão do implante com o osso de cerca de 6 meses, contudo, processos contemporâneos são mais rápidos, permitindo a colocação de uma coroa temporária após o procedimento e só mais tarde a colocação da coroa definitiva.

 

A Recuperação

 

Os implantes dentários estão geralmente associados a periodos de recuperação moderadamente dolorosos, pelo que podem-lhe ser receitados medicamentos para se sentir mais confortável nos dias após a cirurgia. O tempo total de recuperação depende do tipo de implante usado, nomeadamente se se trata de um implante dentário convencional ou implantes dentários com processos mais rápidos. É também recomendado que visite regularmente o dentista, para se certificar que está tudo bem com o implante e que as gengivas se adaptaram correctamente ao novo dente. Os implantes dentários requerem os mesmos cuidados que os dentes normais e podem durar até cerca de 40 anos, tornando-os assim uma melhor alternativa para a sua saúde oral, quando comparados com próteses e dentaduras convencionais.